I ENCONTRO MEAV

27 – 28 setembro 2019
FPCEUP – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

Em 27 e 28 de Setembro de 2019 vai decorrer na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação a primeira edição dos Encontros MEAV. Este evento é organizado pelos estudantes do 1º ano do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (MEAV – ano letivo 2018/2019), pelo MEAV (FPCEUP e FBAUP) e pelo i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade, e marcará o arranque do ano lectivo de 2019/2020.

Neste I Encontro MEAV pretende discutir-se um conjunto de temáticas abordadas e problematizadas ao longo do ano 2018/2019 por estes estudantes, e reactivadas agora a partir de novos participantes e de convidados cujo trabalho se aproxima das áreas em discussão. O evento encontra-se aberto à participação de estudantes de artes, de educação, de artistas, de professores, agentes educativos e todos os interessados nos assuntos da educação e do ensino das artes e na sua inscrição no contemporâneo. Mais se informa que o Encontro será creditado para professores.

A participação no I Encontro MEAV pode ser feita de duas formas:

– por submissão de paper
– por submissão de poster expandido (Por poster expandido entende-se uma abordagem não convencional de um poster científico, desejando-se que este seja pluralista, tanto na forma como é conceptualizado, como no uso de várias técnicas de representação e materiais e/ou formato(s)).

Os papers e/ ou posters podem ser submetidos nas seguintes áreas de problematização:

PROFESSOR-ARTISTA
Propõe-se a problematização da relação entre os campos artístico e da docência na sua conversão numa denominação do Professor-Artista. Podendo ser colocadas em reflexão as tensões/corrosões dessa dupla identidade, dialogando com conceitos como mestre/aprendiz, bem como a “naturalização” da visão do professor como um «tradutor do mundo da arte».

PROPOSTAS EDUCATIVAS
Apesar de serem identificadas como áreas de transversalidade e transdisciplinaridade por excelência, a presença da Arte e das Práticas Artísticas nas escolas é “marginal” aos projetos educativos, centrados noutras aprendizagens. Propomos a apresentação de projetos educativos que cruzem diferentes campos disciplinares nos quais as práticas artísticas não percam o seu destaque, podendo ocorrer dentro da escola ou em diferentes espaços (comunidades, associações culturais…).

ESPECIFICIDADES DA EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
Pretende-se abrir a discussão sobre as especificidades da Educação Artística, na contemporaneidade, questionando o lugar que as artes ocupam no currículo e no espaço escolar. Qual a necessidade e argumentos de que as artes se munem para justificar aí a sua presença? Partindo da ideia de que o ensino artístico fomenta nos alunos a curiosidade, a imaginação e a criatividade, como se pode pensar a sala de aula como um laboratório de experimentação e investigação? É, ou não é, incutida na educação artística a ideia de que as artes são direcionadas para um determinado tipo de sujeito que retém uma capacidade inata? A arte como dom ou aprendizagem a adquirir? Entre outros assuntos, abre-se a discussão sobre a dicotomia existente entre ensino genérico e ensino especializado, bem como à objetividade e subjetividade no ensino artístico.

As propostas de paper e poster deverão de ser submetidas em formulário próprio disponível aqui:

Dados a constar na submissão do paper: Título, Resumo (máximo 400 palavras), Palavras-chave (5), Bibliografia.

Dados a constar na submissão do poster expandido: Título, Resumo (máximo 150 palavras), Memória Descritiva (máximo 500 palavras), Bibliografia.

Datas importantes:

O Call for papers & for posters encontra-se aberto até ao dia 7 de Junho.

Até ao dia 25 de Junho os candidatos serão avisados da aceitação.

Até ao dia 15 de Julho será publicado o programa do evento no website.

Inscrições obrigatórias aqui:

O programa conta com conferências de Dennis Atkinson e Jorge Ramos do Ó.

Local FPCEUP
Data 27 a 28 de Setembro de 2019