Grão — Residência artística e de investigação

Grão — Residência artística e de investigação

14 outubro a 03 novembro 2019

Associação Quinta das Relvas, Branca, Albergaria-a-Velha

 

GRÃO – RESIDÊNCIA ARTÍSTICA E DE INVESTIGAÇÃO é uma residência artística em Artes Visuais a ter lugar na sede da entidade organizadora – a Associação Quinta das Relvas (Branca, Albergaria-a-Velha). 

A GRÃO tem como principal objetivo a criação de espaço de experimentação e investigação em Artes Visuais promovendo a descoberta de novas possibilidades em Arte num contexto de partilha de experiências, abordagens, problemáticas e linguagens, numa imersão intimista dirigida a jovens artistas em formação e/ou em início de carreira. 

A residência terá a duração de 21 dias, começando a 14 de Outubro e terminando a 3 de Novembro de 2019. 

 

OPEN CALL

Candidaturas até 20 de agosto

 

A Coordenação do Projeto GRÃO – Residência Artística e de Investigação anuncia a abertura da OPEN CALL para participantes jovens artistas que pretendam realizar o seu projeto pessoal por uma duração de tempo limitada no espaço da Associação Quinta das Relvas, permitindo que a integração com este espaço enriqueça o seu trabalho. 

A residência terá lugar no espaço da Quinta, propícia à experimentação livre e em particular com materiais naturais. Os participantes ficarão alojados no espaço da mesma, e terão disponível para a realização dos seus trabalhos a utilização de todo o espaço exterior da Quinta, bem como espaços de atelier e oficina e algumas ferramentas. 

Não existirá qualquer restrição quanto às temáticas abordadas ou meios de expressão utilizados. 

As candidaturas estarão abertas até dia 20 de Agosto de 2019 e serão selecionados 10 participantes. 

A GRÃO visa abrir espaço para novas possibilidades aos jovens artistas selecionados a desenvolverem o seu trabalho num ambiente propício a um dinamismo diferente do habitual (espaços comuns de atelier, seja em contexto formativo ou atelier pessoal), acompanhados por 6 visitas de artistas nacionais de reconhecido mérito, numa experiência intensa mas intimista. Pretende-se assim que os participantes se envolvam dum modo consciente, tanto a nível psicológico como social, no espaço que lhes é proporcionado pela Quinta das Relvas, bem como o espaço e população da vila onde a Quinta se situa, a vila da Branca, em Albergaria-a-Velha (Aveiro), e que os participantes sejam permeáveis a este tipo de ambiente, abraçando mudanças no seu próprio trabalho artístico e permitindo que este lhes ofereça um novo conteúdo capaz de interligar experiências fora da zona de conforto do participante. Esta ligação é crucial à atividade, pelo que não se pretende que os participantes utilizem a residência como um mero espaço temporariamente emprestado para a realização dum projeto já em curso, mas que esse mesmo projeto seja permeável ao ambiente e população envolvente. Para além disso, a convivência direta e intensa com os demais artistas durante as três semanas de residência será um ponto-chave para a mudança, descoberta e crescimento pessoal. 

Apesar de um dos grandes focos da Quinta das Relvas ser a eco-sustentabilidade, os artistas que se proponham a esta residência não necessitam realizar um projeto relacionado com esse tema. No entanto serão naturalmente influenciados por esta envolvência e, esperamos, capacitados também neste sentido. Da mesma forma, os participantes não serão obrigados a integrar elementos diretamente relacionados com o espaço, localidade e/ou população sendo o objetivo da proposta a simples contribuição positiva destes elementos para a realização de cada projeto. 

 

Inscrições, regulamento e mais informações aqui

Local Branca, Albergaria-a-Velha, Portugal
Data 14 de Outubro a 3 de Novembro de 2019
Info Open Call
PDF Poster