Exposição DELIMITAÇÃO DE ESCALA de Horácio Frutuoso e João Trindade

No próxima quinta-feira, dia 07 de março de 2013, às 18:00, na Galeria Painel, inaugura a exposição Delimitação da Escala de Horário Frutuoso e João Trindade.
Patente até ao dia 28 de março de 2013, esta exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 8:30 e as 20:00.

“… Delimitação da escala, de Horácio Frutuoso e João Trindade, arranca um novo programa de exposições na Galeria Painel. De natureza dialógica, esta exposição coloca-nos perante dois autores que, para além de partilharem a mesma sala de pintura da FBAUP, encontram na formalização dos seus trabalhos afinidades plásticas e momentâneamente convergência conceptual. Puseram-se a jeito e passaram as últimas semanas a fazer uma coisa que a vizinhança sempre pressupõe: a procura das semelhanças, ou seja, as diferenças.

Num tempo (o da contemporaneidade) onde se exige a radicalização da autenticidade, a elevação da diferença como principal cavalo de batalha para a emergência da originalidade artística, a simples predisposição para a procura do comum, parece-nos um gesto corajoso e de feições singulares. Ora, esse movimento convergente desaguou na noção de escala ou, como os autores preferem, na Delimitação da escala.

Assim, se em João Trindade a escala apresenta-se como um jogo entre os objectos e a própria arquitectura, entre a duplicação desta (real ou especular) e o seu confronto com o novo espaço que lhe serve de suporte, para Horácio Frutuoso surge como uma necessidade humana de reconhecimento, exploração e organização do território, mesmo que vazio ou imaginário.

De matriz pluridisciplinar, esta exposição inaugura uma programação que se pretende diversa, rigorosa e participativa, para além de desejar contribuir para a fomentação de um espírito de debate, partilha e experimentação das práticas artísticas contemporâneas dentro da Universidade do Porto e concomitantemente na cidade.”