ENCONTRO INTERNACIONAL DE GRAVURA: PURE PRINT ELEMENTS

ENCONTRO INTERNACIONAL DE GRAVURA: PURE PRINT ELEMENTS

International Meeting: Pure Print – ELEMENTS

3 de Novembro de 2014 a Junho de 2015

O Encontro Internacional de Gravura, Pure Print – ELEMENTS decorrerá de 3 de Novembro de 2014 a Junho de 2015, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

O programa deste evento inclui :

1. Série de workshops distribuídos ao longo de sete meses organizados tematicamente, resultantes de convites a personalida­des relevantes na prática artística

2. Série de exposições individuais a partir dos trabalhos dos artistas constantes do programa que se dirijam e confrontem as relações entre as técnicas clássicas da gravura e os diversos con­textos experimentais da contemporaneidade

3. Centralidade dos formatos práticos em ambiente oficinal na di­nâmica do encontro, pela aposta em demonstrações técnicas de acesso livre que ao longo dos sete meses sucedem-se nos vários espaços definidos.

4. Programa complementado por publicação de manuais em torno das várias pesquisas individuais e coletivas reunidas desde primeira edição de PURE PRINT no ícone HOW TO

5. Organização do ELEMENTS CAMP com painéis temáticos, exposição coletiva, e a apresentação de projetos experimentais e demonstrações técnicas de curta duração

Ao encontro internacional de Gravura, PURE PRINT ELEMENTS, na sua segunda edição, optamos por responder ao desafio: repetir uma transferência efetiva de conhecimento e de experiências. O programa surge agora definido exclusivamente a partir dos formatos vinculados a uma intensa prática oficinal, presentes na edição anterior, e reforçado pelo novo item designado  How to (como) destinado a documentar e publicar através de manuais a investigação aplicada em curso.

A melhor razão para o encontro nasce da necessidade de continuar a trazer a um espaço comum, as oficinas de técnicas de impressão da FBAUP, os interlocutores, conservadores, técnicos, impressores, gravadores, encadernadores, artistas, e os velhos protagonistas que intervêm na formação da imagem impressa: o papel, a produção de tintas, as tecnologias marcadas pela sofisticação calculada das artes aplicadas, as novas aplicações sobre suportes convencionais, os dispositivos que auxiliam a tradução no presente, mimetizando as gramáticas e identidade de processos clássicos da gravura, ou subvertendo os seus modelos tecnológicos.

Sem hesitações, ao longo de meses, abordamos o modo como a Gravura tanto usa os meios puramente mecânicos da reprodução, ou como os interpreta de modo subordinado a propósitos artísticos. Para cada elemento abordado, ar, terra, fogo, água, para cada pretexto tecnológico, ou tecnologia rotulada como ultrapassada, reduzem-se as distâncias entre os praticantes que ao Porto se deslocam, ativando aí hipóteses de compreensão e reflexão sobre técnicas, instrumentos, materiais, procedimentos e conceitos. Dos processos e das suas etapas, das conversas e das experiências, do confronto com os problemas de criação e dos saberes existentes, constrói-se uma evidência sobre o modo inequívoco como pela Gravura se cultiva o interesse por uma visualidade intensa, a mesma que desde a origem celebra a imagem impressa como experiência do único, reproduzido.

O encontro traz assim à superfície a experimentação tecnológica como suporte das artes impressas, celebra uma contemporaneidade que investiga o possível e o impossível, através do acesso ao labirinto tecnológico do campo de atuação da Gravura. Uma das vertentes de maior insistência situa-se na produção própria de livros de artista, publicações e edições limitadas de autor, pelo que estão programados módulos e workshops em torno das técnicas de conservação e produção do papel, técnicas de encadernação e técnicas de impressão aplicadas.

O encontro irá permitir o teste sobre os limites técnicos e abordagem crítica aos aspetos concetuais, numa celebração exploratória da prática da impressão contemporânea. Para além da série de workshops ou os módulos de curso dedicados às artes do papel, teremos uma abordagem à auto edição com recursos a vários dispositivos de impressão(xerox, RISO), impressão espectral com recurso a técnicas como a água-forte, técnicas de impressão diretas – gyotaku, suminagashi- técnicas clássicas de produção de tintas entre outras. Cada artista convidado, encadernador, conservador, restaurador, decorador, irá demonstrar como se explora a linguagem do passado conjugando-a com a do presente, e, revelando como a sua prática, por vezes combinada com as infinitas possibilidades digitais, e em cruzamento de saberes, pode ajudar à construção de um discurso contemporâneo sobre a impressão, transmitindo ainda um intenso e profundo conhecimento da conceção e execução. Os participantes terão acesso aos processos tecnológicos históricos e aos mais recentes, partilhando o envolvimento com os materiais e procedimentos, observando as coleções de desenho e gravura que ensinam cada indivíduo sobre o ponto de partida para explorar os seus próprios conceitos futuros.

 

Informações detalhadas sobre este evento : http://pureprint.fba.up.pt/2014

INSCRIÇÕES NOS WORKSHOPS

Preços:

– Estudantes da FBAUP de outras Unidades Orgânicas da UP

Workshops com 4 sessões- 35 Euros

Workshops com 3 sessões- 30 euros

Workshops com 2 sessões- 20 euros

Workshops com 1 sessão- 10 euros

– Docentes, funcionários e alumni da FBAUP ou de outras Unidades Orgânicas da UP / membros integrados ou colaboradores do i2ADS

Workshops com 4 sessões- 55 Euros

Workshops com 3 sessões- 50 euros

Workshops com 2 sessões- 40 euros

Workshops com 1 sessão- 15 euros

– Público em geral

Workshops com 4 sessões- 65 Euros

Workshops com 3 sessões- 60 euros

Workshops com 2 sessões- 50 euros

Workshops com 1 sessão- 20 euros

Preço especial: os interessados que se inscrevam em mais de 3 workshops têm um desconto de 10% .

O valor da inscrição inclui os materiais necessários.

Inscrições:

As inscrições são feitas obrigatoriamente por e-mail para roberto.correia@i2ads.up.pt com os seguintes dados:

-Workshop em que se inscreve;

-Indicação da modalidade de inscrição (estudantes UP; alumni UP/membros do i2ADS; público geral);

-Nome Completo;

-NIF;

-Telefone;

-contacto preferencial de e-mail.

O pagamento poderá ser feito, presencialmente, na Tesouraria da FBAUP ou por transferência bancária para a seguinte conta da Caixa Geral de Depósitos:

Titular de conta: Universidade do Porto

NIB: 0035 0748 00001261030 68

IBAN: PT50 0035 0748 00001261030 68

SWIFT-CODE: CGDIPTPL

Se o pagamento for feito por transferência bancária, o respetivo comprovativo deverá ser enviado, por e-mail, para:

roberto.correia@i2ads.up.pt

Caso a transferência seja feita pela internet deve identificar o pagamento com PUREW14.

+info: http://pureprint.fba.up.pt/2014