Em torno da obra de Marques de Abreu

Com Graça Silva, sobre a obra gráfica

Moderação | Moderation: Susana Lourenço Marques
FBAUP, PS12, 2 maio, 11:00 | 2nd May, 11 am

Marques de Abreu foi um destacado fotógrafo, gravador e editor portuense que marcou o panorama das artes gráficas e editoriais em Portugal, entre as décadas de 1900 e 1940, sendo responsável por importantes levantamentos de arte e arquitectura portuguesa, na tradição das primeiras missões fotográficas, e prestando uma contribuição fundamental para o desenvolvimento e aplicação da fotozincogravura.  que começou a fazer, ainda em 1893, considerada por ele como capaz de produzir cópias melhores que os originais: «o fotogravador, depois de se utilizar deste meio, como dele se utilizam também a fotolito e a heliogravura, embora de modo um pouco diferente, tem ainda o trabalho de gravar a imagem na chapa de metal, por meio de reagentes, e é nesta última operação que o fotogravador pode obter chapas capazes de dar imagens impressas com uma riqueza de modelação perfeitíssima superior até à dos originais.» (Marques de Abreu, 1945)

No âmbito do projecto In Pure Print, propõe-se pensar e rever a obra deste autor com a concretização de um projecto editorial e uma exposição em torno da experimentação gráfica e fotográfica por ele consolidada.

Pedro Aboim Borges Mestre e doutor em História da Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL. Investigador no IHC da mesma Faculdade.Temas de investigação: fotografia documental e edição (2ª metade do séc. XIX e 1ª metade do séc. XX).

Graça Silva Nasce em Matosinhos em 1969. Bacharelato em Fotografia, ESAP. Licenciatura em Design, ESAD. Master em Design e Produção Gráfica/Intermédia, Universidade de Barcelona. Doutoramento em Belas-Artes (Fotografia), Valência. Professora na Escola Superior de Design (IPCA). Integra a equipa de Jurados do Skills Portugal na profissão de Design Gráfico. Realiza frequentemente exposições de fotografia.

Seminário integrado no IN PURE PRINT 2 a 6 Maio 2016 Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

Para mais informações consultar programa em http://pureprint.fba.up.pt/2015/?page_id=258