EARTHWORKS E OBRAS DE ARTE: CRIAÇÃO E DESTRUIÇÃO DA PAISAGEM AMERICANA

Eliana Sousa Santos 
Arquiteta, investigadora e professora auxiliar no Departamento de Arquitetura do ISCTE, em Lisboa. Foi galardoada com o Prémio Fernando Távora em 2017. Atualmente, trabalha no projeto “Forma do tempo de George Kubler: O efeito historiográfico da arquitetura plana portuguesa no Portugal pós-revolucionário” no CES, Universidade de Coimbra, com uma bolsa de investigação FCT. Curadora da exposição “A Forma da Planície” (Museu Gulbenkian Lisboa). Licenciada em Arquitetura pela Universidade Técnica de Lisboa, mestre pela Universidade de Coimbra e doutorada pela Universidade de Londres. Pós-doutoramento na Universidade de Yale.

Eliana Sousa Santos e Inês Moreira irão estar à conversa sobre determinados aspetos da recente viagem de Eliana Sousa Santos por obras de arte que deram visibilidade à exploração industrial e militar dos desertos Great Basin, Mojave, Chihuahua e Sonora, nos EUA. Entre projetos de Agnes Martin (1912-2004), Michael Heizer (n. 1944), Paolo Soleri (1919-2013), Robert Smithson (1938-1973), James Turrell (n. 1943), entre outros, encontram-se vestígios de atividades tecnológicas que expõe algumas das relações complexas entre a cultura civil e a cultura militar americana. A propósito desta viagem de 8000 km refletir-se-á sobre o conceito de viagem, de road trip e da passagem por lugares “assombrados pelo imaginário colectivo” como também impregnados de factos históricos que não permitem uma inversão de sentido.

Extra-comentador convidada: Inês Moreira, Investigadora e Professora Auxiliar Convidada FBAUP
Comentador: Sofia Ponte, Membro integrado i2ADS, Professora Auxiliar Convidada FBAUP
Estudante PhD: Maurício Alfaya, candidato ao Doutoramento em Arte e Design, FBAUP

http://cem.fba.up.pt/

CEM — Corpo, Espaço e Matéria
Ciclo de encontros organizados por investigadores do i2ADS/FBAUP/ESMAE que acolhe artistas, especialistas e outros profissionais da cultura para debater metodologias artísticas e formas de pesquisa na interseção da arte e da sociedade. Cada Estação propõe um foco temático sugerido por um convidado e um extra-comentador e acompanhadas por investigadores do i2ADS. A participação de convidados e extra-comentadores, especialistas exteriores ao centro de investigação da FBAUP, realça o carácter científico destes encontros. Estes não são apenas uma conversa mas são um momento privilegiado de troca de ideias entre pares. Por isso o formato de cada sessão muda de acordo com os convidados, os extra-comentadores e a natureza das suas apresentações.

Organização de Rute Rosas e Sofia Ponte, investigadores integrados do i2ADS e docentes FBAUP.

Local Aula Magna, FBAUP
Data 22 de Outubro de 2018
Info Ciclo de Encontros i2ADS/FBAUP
2ª Feira, 18:00

cem.fba.up.pt