DESENHO NA UNIVERSIDADE HOJE > Inscrições até 15 de maio

DESENHO NA UNIVERSIDADE HOJE – Encontro Internacional sobre Desenho, Imagem e Investigação

Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto
INFO: http://i2ads.up.pt/dut2013

CONFERÊNCIA

Inscrição até 15 de maio

Público geral: 75 euros

Estudantes: 40 euros

WORKSHOPS

Informação em breve

Pensado como um processo em que a mente se compromete com uma ideia que só pode ser expressa visualmente, o desenho é, também, uma mediação incorporada do conhecimento, transversal a áreas muito distintas do saber e da investigação — das artes às ciências humanas e às ciências exatas. No entanto, o seu estatuto e os usos que protagoniza na universidade atual são ainda uma incógnita, confinada às especificidades dos departamentos e centros de investigação.

O renovado interesse no desenho fora das áreas a que está tradicionalmente associado – as artes plásticas, a arquitectura e o design – é um sintoma da sua emergência nos diversos contextos pedagógicos, laboratoriais e expositivos/comunicativos, como imagens, diagramas, modelos, traços, metodologia e processos.

DESENHO NA UNIVERSIDADE HOJE propõe, assim, reunir o pensamento emergente em torno do desenho, como estratégia visual e performativa na atividade universitária – das artes visuais e do design à medicina, do desporto às ciências cognitivas, da geografia à criminologia, das engenharias às ciências da comunicação, da arqueologia à biologia, da arquitectura à etnografia.