seminário

Estação #2 — O Processo do Artista e a Experiência Incorporada: O que há numa Linha?

Conversa sobre os processos, a natureza e as funções associados ao desenho artístico e ao desenho técnico a propósito da residência artística de Helena Elias no Museu de Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico de Lisboa.

  • 3 Junho 2019
  • 6:00 PM
  • Aula Magna da FBAUP

A propósito da residência artística de Helena Elias no Museu de Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico de Lisboa, em 2018, Ana Tomé, Vasco Cardoso e a própria artista conversam sobre os processos, a natureza e as funções associados ao desenho artístico e ao desenho técnico. O primeiro mais frequentemente associado à mundo-visão do artista, ao seu reportório conceptual e poético, e o segundo, constituído por um sistema rígido de procedimentos aparentemente objetivos, relacionado a representações de ideias com vista à sua ampla divulgação e reprodução. O encontro estabelecerá uma reflexão sobre o convívio in loco entre a prática da artista, o acervo em exposição permanente e a preparação de uma exposição temporária de instrumentos de desenho técnico com organização de Ana Tomé. A sessão será ainda acompanhada pela investigadora Ana Temudo, que produzirá um artigo a publicar no final desta estação.

 

Helena Elias, artista investigadora que faz parte de uma geração Erasmus, que estudou e viveu em cidades como Lisboa, Aberdeen e Barcelona e frequentou várias Faculdades de Belas Artes, obtendo graus académicos em diferentes sistemas de educação e investigação em Escultura (1999, 2000, 2007). Reconheceu por isso a necessidade de pensar o lugar da investigação artística na academia. A experiência diversa ajudou-a posicionar a sua prática artística dentro da cultura académica de investigação europeia e de negociar níveis de articulação da sua investigação artística com outros domínios disciplinares. Prática artística, ensino, investigação são as atividades que moldam o seu desempenho científico-artístico, alimentados simultaneamente pela ação da prática e reflexão teórica.
https://artepublicart.wordpress.com/

Ana Tomé licenciou-se em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa (FAUTL) e doutorou-se na mesma área científica pelo Instituto Superior Técnico (IST), em 2010. É docente deste instituto no Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georecursos desde 2007. Assume a direção adjunta para a gestão dos museus do IST desde 2017. O seu trabalho como investigadora, enquadrado no grupo de Estudos da Construção do Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability (CERIS), centra-se na exploração de processos digitais, incluindo levantamentos 3D automáticos sem contacto, aplicados ao estudo, preservação e gestão do património construído.
https://tecnico.ulisboa.pt/pt/tag/museu-de-engenharia-civil-do-tecnico/

Vasco Cardoso é arquiteto pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), Doutor em Geografia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), Professor Auxiliar da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP). Investigador integrado do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS) e colaborador do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT). Investiga sobre a morfologia urbana e dos territórios, bem como sobre as suas representações. Presentemente também se tem dedicado ao projeto Drawing in the University Today (DUT) e ao desenvolvimento de redes internacionais de investigação sobre a participação da Geometria no ensino artístico e prática artística, sob os mais variados perfis e abrangências.
https://i2ads.up.pt/wp-content/uploads/2018/01/DUT2013_lo.pdf

Ana Temudo é licenciada em Artes-Plásticas (Pintura) e pós-graduada em Estudos Artísticos pela FBA.UP. Mestre em Museologia pela FLUP. Candidata a Doutoramento no IHA.UNL. Participa em projectos de criação como artista-plástica e colabora em projectos de museologia e curadoria nacionais e internacionais. Tem artigos publicados em revistas com arbitragem científica nacional e internacional e é co-autora de 2 livros.
https://independent.academia.edu/Temudo

_
O CEM – Corpo, Espaço, Matéria, é um ciclo de encontros que propõe-se contribuir para a fertilização de ideias e cruzamento de pesquisas nas práticas artísticas e no design atuais, refletindo sobre os principais desafios que ajudam a compreender as mudanças ocorridas no século XXI, com o propósito de fortalecer a comunidade de investigação na FBAUP, e despertando os seus estudantes para as inúmeras possibilidades da investigação que esta instituição gera.

+info: http://cem.fba.up.pt

 

COMISSÃO CIENTÍFICA
Rute Rosas, Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS) / FBAUP e ESMAE.
Sofia Ponte, Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura (ID+) / UP, UA e IPCA.

APOIOS
i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade
FBAUP – Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Mestrado em Artes Plásticas da FBAUP
Mestrado em Design da Imagem da FBAUP
Licenciatura em Artes Plásticas da FBAUP