Convocatória: artistas em escolas de 1º ciclo do ensino básico

CONVOCATÓRIA no âmbito do Projecto CREARTE/2015-1-PT01-KA201-012989

Creative school Partnerships with Visual Artists

Arte Contemporânea na Escolas Primárias – Projectos abertos para artistas em colaboração com professores de  uma escola do 1º ciclo do ensino básico

Encontra-se aberto, até ao dia  26 de Fevereiro de 2016, a candidatura para desenvolvimento de projectos de educação artística em escolas do 1º ciclo do ensino básico. As propostas devem ser apresentadas por artistas. A colaboração com professores de 1º ciclo do ensino básico é fundamental, devendo o trabalho ser realizado com uma ou mais turmas, durante um período escolar  não inferior a 15 horas. Nas propostas apresentadas deve ser garantida a colaboração dos alunos, respeitando  autorias partilhadas, a segurança dos participantes  e conteúdos pedagógicos relativos ao  nível de ensino.

O projecto deve integrar as seguintes  fases:

1ª Fase –  Desenho das actividades com os professores

2º Fase – Implementação com grupos de alunos do 1º ciclo do ensino básico em situações  de aula  (de 7 de Março até 25 de Maio de 2016)

3º fase – Relatório sobre a implementação das actividades na escola (de 15 de Maio até  30 de Maio, em português e em inglês).

4ª fase – Apresentação das actividades no seminário CREARTE  (Viseu, Quinta da Cruz, 3 e 4 de Junho de 2016)

5ª fase – Revisão da proposta e nova aplicação na mesma ou noutra escola (de Setembro de 2016 até Março de 2017).

6ªFase – Relatório sobre a segunda implementação das actividades na escola  (Abril de 2017, em português e em inglês).

Condições

• Os artistas comprometem-se a efectuar as necessárias parcerias com professores e directores das escolas escolhidas
  • Os professores comprometem-se a assegurar as autorizações dos  encarregados de educação para as crianças poderem participar  e para se poderem usar imagens no âmbito do projecto de investigação CREARTE/2015-1-PT01-KA201-012989, na divulgação dos resultados do projecto em conferências e seminários em contexto académico.
  • Os Artistas comprometem-se a realizar com os professores um guião para as actividades e  relatórios escritos e visuais sobre a implementação das actividades na escola.
  • Artistas e professores comprometem-se a apresentar um relatório das actividades  no seminário do CREARTE, em Viseu, Quinta da Cruz,  em Junho  de 2016.

Orçamentos

1. Cada proposta tem um  tecto de 600 Euros a pagar ao artista mediante recibo legal, sendo 75% pagos até 30 de Maio de 2016 e os restantes   25%   até  30 de Dezembro  de 2017.
  2. Cada proposta tem um tecto máximo de 100 euros para materiais (a pagar mediante entrega de recibos).

DATAS IMPORTANES

Enviar a proposta até dia 26 de fevereiro de 2016 para:  crearte@fba.up.pt

As propostas serão selecionadas até ao dia 3 de Março. Os artistas  serão informados por email dos resultados.  Os artistas  cujas propostas  foram selecionadas têm uma reunião com os coordenadores do projecto na Quinta Cruz, em Viseu, no dia  4 de Março de 2017.

————————————————————————————————————————

Guião para a  Proposta ( juntar folhas ou links  se necessário)

– Nome, morada, nº de telefone, email  do artista (adicionar cv e portfolio caso exista)

– Nome , moradas, nº de telefones  e emails dos Professores colaboradores :

–  Escola Escolhida:

– Morada da Escola:

– nº de turmas

– nº de crianças

– nº de crianças com necessidades especiais ( se aplicável)

– Calendarização da Proposta

– Sinopse do projecto e descrição das atividades  a desenvolver

Local, Data