Congresso de Investigação em Educação Artística

O Congresso de Investigação em Educação Artística realiza-se em Viseu, Portugal nos dias 3 e 4 de novembro de 2017.
Pretende-se neste Congresso trazer a debate e à reflexão o ensino das artes em Portugal, refletindo sobre o passado, o presente e o futuro da Educação Artística em Portugal, bem como sobre o rumo e o protagonismo que lhe queremos dar nas nossas escolas e nas nossas vidas, num ensino que é de todos e para todos.
As conferências e os painéis de discussão serão organizados em função deste desiderato, apresentando também investigação e projetos dinamizados pela comunidade alargada da Educação Artística em Portugal.
O Congresso destina-se a todos os interessados nas artes, no seu estudo e ensino, a educadores e professores de todos os níveis de ensino (Pré- escolar, 1º, 2º e 3º CEB, Secundário e Superior) e investigadores provenientes das diferentes áreas artísticas.

Objetivos:

• Refletir sobre conquistas e desafios futuros da Educação Artística no sistema de ensino português;
  • Valorizar o ensino artístico como parte fundamental para a educação e formação;
  • Conceptualizar princípios e pressupostos da Educação Artística para o desenvolvimento integral do ser humano e a sua relação com outras áreas do saber;
  • Conhecer, analisar e divulgar práticas pedagógicas inovadoras que promovam o ensino das artes;
  • Revalorizar a formação inicial e contínua de professores da área artística;
  • Estimular dinâmicas de debate de ideias e de interação no âmbito da lecionação das artes, potencializando a sua efetiva integração na educação formal, não formal e informal.

Local Escola Superior de Educação de Viseu
Data 3 a 4 de Novembro de 2017