Conferências “Representações, Desenhos e Imagens do Território”

Ciclo de Conferências Abertas

04 março a 13 maio 2019

Porto, Portugal

04 março | Matthew Rangel

18 março | Inmaculada López Vilchez

01 abril | Jorge Gaspar

23 abril | João Ferrão

13 maio | Virgílio Lopes

A Universidade do Porto, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia e a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento apresentam, no âmbito da Unidade Curricular InovPed “Representações, Desenhos e imagens do território” e do projeto “Drawing in the University Today”, um ciclo de Conferências Abertas, da responsabilidade dos Departamentos de Desenho da FBAUP, Vasco Cardoso, Geografia da FLUP, Mário Gonçalves Fernandes, e Engenharia Civil da FEUP, Carlos Rodrigues.

Trata-se de um programa de cinco conferências, de livre acesso, a serem proferidas por cinco oradores convidados. Os conferencistas apresentarão e debaterão as representações que existem, ou se controem, sobre o território, no seu campo de atividade.

No programa deste ciclo de conferências fica expressa a intenção de se promoverem leituras transversais sobre o território. Para tal, contar-se-á com os contributos do Desenho, da Topografia, da Cartografia, da Geografia, da Política e da Arqueologia, pela visão abrangente e dinâmica que têm sobre os territórios.

São dois os propósitos destes eventos. Em primeiro lugar, pretende-se semear, nos estudantes, contributos para a fundação e desenvolvimento dos seus próprios projetos de construção gráfica acerca do território. Em segundo lugar, dentro da Terceira Missão da Universidade do Porto, pretende-se divulgar e cativar o cidadão para a importância do território enquanto espaço comum, partilhado, através do conhecimento das representações que cada um tem e projeto, individualmente, ou em grupo.

As Conferências Abertas decorrerão entre março e maio de 2019, em diferentes espaços da cidade do Porto, que quiseram associar-se à iniciativa, como nossos parceiros, engrandecendo-a.

Vasco Cardoso (i2ADS/FBAUP)

Mário Gonçalves Fernandes (CEGOT/FLUP)

Carlos Rodrigues (CITTA/FEUP)

Apoios