DESENHO NA UNIVERSIDADE HOJE: inscrições abertas

DESENHO NA UNIVERSIDADE HOJE

Encontro Internacional sobre Desenho, imagem e investigação

31 de Maio – Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

01 de Junho – Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto

 

 

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES

É com enorme prazer que convidamos todos a juntarem-se a DESENHO NA UNIVERSIDADE HOJE, nos dias 31 de Maio e 01 de Junho, nas Faculdades de Belas Artes e Arquitetura da Universidade do Porto.

A conferência reúne artistas e investigadores de mais de 10 Países e 30 Universidades e Centros de Investigação.

Durante os dois dias, comunicações, painéis de discussão e apresentação de projetos experimentais, abordam o pensamento emergente à volta do desenho, como estratégia visual e metodologia na atividade universitária – das artes visuais e do design à medicina, da sociologia às ciências cognitivas, da geografia à criminologia, das engenharias às ciências da comunicação, da computação à biologia, da arquitetura à etnografia.

 

DESENHO NA UNIVERSIDADE HOJE apresenta, como oradores convidados, a artista polaco-americana Monika Weiss (Washington University in St. Louis), os arquitetos Eduardo Souto Moura (Universidade do Porto) e Pedro Bandeira (Universidade do Minho), o Professor Frederic Fol Leymarie (Goldsmiths College), e Alastair Adams e Simon Downs (Drawing Research Network, Loughborough University).

 

Integrado no programa, decorre no Museu da Faculdade de Belas Artes, no dia 31 de Maio, uma intervenção aberta ao público da artista Monika Weiss, relacionando desenho, linguagem, memória histórica e performance no espaço público.

 

DESENHO NA UNIVERSIDADE HOJE é organizado pelo Núcleo de Desenho do I2ADS, em parceria com a Faculdade de Belas Artes e a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, e a Escola de Arquitetura da Universidade do Minho.

 

Inscrição antecipada nas conferências (até 15 de Maio)

Estudantes: 40 euros

Público em geral: 75 euros

(A inscrição inclui o almoço e o intervalo para café)

 

Nos dias anteriores, vários workshops de desenho serão apresentados num programa satélite.

As inscrições para o programa satélite abrem em breve.

 

Para mais informações consultar http://i2ads.up.pt/dut2013/

Ou contactar Ana Cachucho, i2ADS: dut@i2ads.up.pt

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

 

APRESENTAÇÃO

Pensado como um processo em que a mente se compromete com ideias que se expressam visualmente, o desenho é também uma forma incorporada do conhecimento, transversal a áreas muito distintas do saber, da investigação e da pedagogia — das artes às ciências humanas e às ciências exatas. Revela-se hoje num campo aberto, onde formas de expressão direta se relacionam e ampliam as possibilidades criativas dos novos ambientes tecnológicos da imagem.

No entanto, o seu estatuto, campos aplicados e funções que protagoniza na Universidade atual são ainda uma incógnita, confinada às especificidades dos departamentos, laboratórios e centros de investigação.

O uso sistemático do desenho em campos como as ciências computacionais, na conceção de cenários para programação de jogos; na biologia e microbiologia, como ilustração, ferramenta ativa de perceção e registo de observação microscópica; da geografia, como visualização de informação estatística; ou do jornalismo, como instrumento direto de reportagem – para nomear alguns exemplos – abre necessariamente novos campos de investigação às possibilidades criativas, cognitivas e comunicativas do desenho. Mas revela sobretudo a sua atualidade e capacidade de articulação com as novas tecnologias associadas à imagem.

O renovado interesse no desenho fora das áreas a que está tradicionalmente associado – artes plásticas, arquitetura e design – é um hoje um sintoma da sua emergência nos diversos contextos pedagógicos, laboratoriais e expositivos, como imagens, diagramas, modelos visuais, metodologia e processos.

DESENHO NA UNIVERSIDADE HOJE pretende promover um debate entre posições controversas, de artistas, cientistas e pedagogos, através de investigação teórica e relatos inovadores centrados na prática individual do desenho, que se dirijam e confrontem as seguintes perguntas:

– Que perspetivas se abrem à prática do desenho nos cruzamentos das várias áreas do saber universitário?

– Existe uma imaginação visual própria das ciências?

– Quais podem ser os contributos do desenho para uma metodologia de investigação baseada na imagem?

– Como participa o desenho na atividade projetual?

– Que envolvimentos podem ser imaginados na articulação do desenho com a linguagem verbal?

– Que relações envolvem o desenho e o corpo no contexto universitário?

– Que funções desempenha o desenho em contexto laboratorial ou de estúdio?

– Como relaciona o desenho uma perceção ativa com a cognição e a criatividade?

– Que contribuições pode o desenho ter nos modelos educativos da universidade?

 

Para mais informações:

Desenho na Universidade Hoje 2013

http://i2ads.up.pt/dut2013/

http://www.facebook.com/pages/Drawing-in-the-University-Today/437242442989928

Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade

http://wi2ads.up.pt/

Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

http://sigarra.up.pt/fbaup/pt/web_page.inicial