Chamada de trabalhos – IV Encontro Internacional de Reflexão Sobre Práticas Artísticas Comunitárias

A 4ª edição do ENCONTRO INTERNACIONAL DE REFLEXÃO SOBRE PRÁTICAS ARTÍSTICAS COMUNITÁRIAS (EIRPAC) terá lugar nos dias 21, 22, 23 e 24 de Setembro de 2021 no Porto, integrado na 6ª edição do MEXE_Encontro Internacional de Arte e Comunidade, numa coorganização entre:

o Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora (CHAIA-UE), o Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (CIIE-FPCEUP), a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Politécnico do Porto (ESMAE – P.Porto), o Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), o Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (i2ADS-FBAUP), o Laboratório de Paisagens, Património e Território​ da Universidade do Minho (Lab2PT-UMinho), a PELE e o MEXE.

As três edições anteriores do EIRPAC, realizadas em 2015, 2017 e 2019 integrando a programação do MEXE, juntaram mais de 600 participantes (nacionais e internacionais) nas dezenas de ações promovidas, afirmando-se como um espaço incontornável, a nível nacional e internacional, neste campo de produção científica. Com base neste percurso e nas inquietações e interrogações do mundo atual, o desafio do IV EIRPAC centra-se no tema “Práticas Artísticas e Risco no Contemporâneo”.

Considerando a complexidade deste campo de ação e a crescente importância que estas práticas têm vindo a adquirir nas criações artísticas contemporâneas, entendendo-se estas como indissociáveis das manifestações e experiências sociais e culturais das comunidades, torna-se essencial a criação de espaços de reflexão e partilha entre todos os seus intervenientes.

O IV EIRPAC deriva de movimentos sociais que emergem relativamente às transformações políticas que proliferam pelo mundo, à emergência de novos e renovados espaços de participação e criação artística. Em momentos de inquietude, desesperança e isolamento social, de que forma se implicam as práticas artísticas na criação coletiva de realidades e novos futuros? Neste sentido, o foco do IV EIRPAC situa-se na reflexão sobre a nossa condição comum de risco e vulnerabilidade, dimensões éticas, estéticas e políticas dos processos criativos participados.

O IV EIRPAC pretende refletir sobre o risco e a diversidade destas experiências pela produção compartilhada de conhecimento entre as práticas académicas, artísticas e formativas valorizando os saberes locais dos territórios envolvidos nos processos criativos em comum.

Este Encontro Científico e Comunitário irá decorrer nos dias 21, 22, 23 e 24 de Setembro de 2021, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, no formato físico e/ou virtual, sujeito às condições técnicas e de saúde pública.

Datas importantes:

Submissão de propostas: de 15 de abril a 16 de maio de 2021

Resultado das propostas selecionadas: 16 de junho de 2021

Apresentação de programa provisório: até 16 de julho de 2021

Apresentação de programa final: 3 de setembro de 2021

Submissão de propostas de comunicação, oficina, poster ou trabalho artístico:

Para participar, os/as interessados/ as deverão submeter a proposta de Apresentação de comunicação, oficina, poster ou trabalho artístico, com os seguintes elementos obrigatórios:

• título completo (PT e EN);
  • palavras-chave (PT e EN);
  • resumo de 250 palavras (PT e EN);
  • nome, e-mail, filiação institucional;
  • biografia de 150 palavras (PT e EN);
  • formato (PT e EN) (no caso de trabalho artístico);
  • observações ou necessidades técnicas (PT).

As propostas serão selecionadas através de um processo de revisão cega por pares. A aceitação das propostas de apresentação de trabalhos artísticos está condicionada pelas condições físicas e logísticas.

Data 15 de Abril a 16 de Maio de 2021