CEM | M̶i̶g̶u̶e̶l̶ Bonneville – Incorpus — inimigo de todas as construções

2ª Estação do ciclo CEM: O Processo do Artista e a Experiência Incorporada

Miguel Bonneville / Incorpus — inimigo de todas as construções

 

20 maio 2019 às 18h00
Aula Magna FBAUP

 

M̶i̶g̶u̶e̶l̶ Bonneville introduz-nos a histórias autobiográficas centradas na desconstrução e reconstrução da identidade através de performances, desenhos, fotografias, vídeo, música e livros de artista. Desde 2003 tem apresentado o seu trabalho em galerias de arte e festivais nacionais e internacionais, sobretudo os projectos seriados ‘Family Project’, ‘Miguel Bonneville’ e ‘A Importância de Ser’. Recebeu o Prémio Ex Aequo (2015) pelas performances ‘Medo e Feminismos’, em colaboração com Maria Gil, e ‘A Importância de Ser Simone de Beauvoir’. Lecciona esporadicamente composição de performance autoral em diferentes estruturas nacionais e internacionais.
http://www.miguelbonneville.com/

 

Pedro Arrifano é licenciado e mestre em Filosofia nas áreas da Ética, Estética e Metafísica. Doutorando, no último ano e bolseiro da FCT, de História da Arte na Faculdade de Ciências Sociais Humanas de Lisboa e Investigador do CHAM (Centro de História Aquém além Mar) no grupo “Pensamento Moderno e Contemporâneo”. Vários artigos escritos em revistas nacionais e internacionais e participação em diversos colóquios no âmbito da Filosofia e da Arte. Docente convidado na Faculdade de Ciências Sociais Humanas e Faculdade de Arquitetura de Lisboa nos programas de Mestrado e Doutoramento nas áreas da Filosofia e da Arte.
https://fcsh-unl.academia.edu/pedroArrifano

 

Filipa Cruz é artista, investigadora e professora auxiliar convidada na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), no Paris College of Art e no Instituto Politécnico de Coimbra. Doutorada em Arte e Design – Artes Plásticas pela FBAUP com a tese “Tudo o que te queria dizer: a indefinição, ilegibilidade, insuficiência da linguagem na prática artística”. Tem vindo a expor em Portugal e em França. Relaciona escultura, instalação e literatura numa imagem escultural que é, à vez, eterna e efémera. Colaborou com o Espace des Arts sans Frontières em Paris, entre 2014 e 2016. Membro integrado do i2ADS.
https://www.filipacruz.com/

 

Inês Veloso é artista e doutoranda em Artes Plásticas na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Realizou o Master of Arts in Visual Arts: Photography na Artesis Plantijn Hogeschool Antwerpen (AP), com o projeto “Landscape of a Dream”. Também na Bélgica, realizou o projeto final de curso “A Little Girl in a Woman’s Body” em programa ERASMUS+ na Karel de Grote University College (KdG). Licenciada em Tecnologia da Comunicação Audiovisual na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE).
https://www.behance.net/iveloso

________

O CEM – Corpo, Espaço, Matéria, é um ciclo de encontros que propõe-se contribuir para a fertilização de ideias e cruzamento de pesquisas nas práticas artísticas e no design atuais, refletindo sobre os principais desafios que ajudam a compreender as mudanças ocorridas no século XXI, com o propósito de fortalecer a comunidade de investigação na FBAUP, e despertando os seus estudantes para as inúmeras possibilidades da investigação que esta instituição gera.

+info: http://cem.fba.up.pt

 

COMISSÃO CIENTÍFICA
Rute Rosas, Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS) / FBAUP e ESMAE.
Sofia Ponte, Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura (ID+) / UP, UA e IPCA.

 

APOIOS
i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade
FBAUP – Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Mestrado em Artes Plásticas da FBAUP
Mestrado em Design da Imagem da FBAUP
Licenciatura em Artes Plásticas da FBAUP

Local Aula Magna, FBAUP
Data 20 de Maio de 2019
Info CEM — Corpo, Espaço, Matéria
Ciclo de Encontros
2018-2020
http://cem.fba.up.pt
PDF poster