CAAPP – Circuito Aberto de Arte Pública de Paredes

Este projecto integra um processo de investigação que procura articular a academia, a prática artística e a sociedade, projecto de investigação em estruturação que permitirá implementar e reunir um conjunto de intervenções com vista a analisar as suas derivações, impactos e consequências para a aprendizagem dos estudantes e para os contextos em que os projectos se inserem. Em parceria com a Universidade Católica do Porto, o Circuito Aberto de Arte Pública de Paredes convidou os estudantes do MADEP a submeterem propostas de intervenções temporárias no seu âmbito. Pretendeu-se despoletar o envolvimento dos seus habitantes e gerar processos críticos de questionamento sobre a cidade, as suas origens, vivências comuns e o seu futuro. Integradas num projecto mais vasto que inclui obras permanentes por artistas consagrados, com coordenação curatorial de Delfim Sardo, José Guilherme Abreu e Laura Castro, as intervenções efémeras permitiram abordar o contexto do ponto de vista social, geográfico e cultural, ao mesmo tempo integrando uma reflexão sobra as restantes instalações e sua relação com a cidade e seus habitantes. O projecto está previsto ter continuidade para o ano de 2014.

“Todo o artista cujo trabalho parta da estética relacional possui um mundo de formas, um conjunto de problemas e uma trajectória, que lhe pertencem inteiramente. Não estão ligados por nenhum estilo, tema ou iconografia. O que eles partilham é mais decisivo (…) o facto de operarem dentro de (…) um mesmo horizonte prático e teórico: a esfera das relações inter-humanas.” (Nicolas Bourriaud, Relational Aesthetics, 2002: 43)

Amanda Midori, Joana Cabanelas, Pedro de Passos, Artur Fontinha, Cláudia Gomes, Joana Pinheiro de Magalhães, Helénio Lopes, Nuno Machado

Parceria: Universidade Católica do Porto

Local Paredes