Locais
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Avenida de Rodrigues de Freitas, 265
4049-021 Porto
Portugal
Junta de Freguesia do Bonfim
Campo 24 de Agosto, 294
4300-096 Porto
Portugal
Escola Secundária Alexandre Herculano
Avenida Camilo s/n
4300-096 Porto
Portugal
O “Geometria nas Faculdades de Belas Artes e de Design Gráfico – Encontro Lusófono de Faculdades Parceiras” será uma reunião internacional, dos países de língua oficial portuguesa, sobre pedagogia e didática em Geometria, Perspetiva e Sistemas de Representação, quando trabalhados em parceria com o Desenho, no contexto das Faculdades de Belas Artes e Design Gráfico. Será um Encontro de pares para debater assuntos comuns, sob diversas perspetivas, ambicionando a promoção do mútuo conhecimento pessoal e institucional, mas, também, o conhecimento científico, artístico e investigativo sobre o que os pares têm feito nesses domínios, em termos pedagógicos e didáticos.
Além do exposto, o Encontro revelará à comunidade o papel da Geometria como estrutura do Desenho, dentro do contexto das Belas Artes e do Design Gráfico, através de três Conferências Abertas, gratuitamente, à comunidade.
Haverá três linhas de trabalho:
· O debate interno com todos os Participantes, sobre as suas apresentações e experiências, sob o olhar crítico e especialista dos Oradores Convidados;
· O Programa Cultural do Encontro, complementando o evento científico;
· Por fim, as Conferências Abertas, promovendo os temas em debate no Encontro, não só para os pares reunidos, como também para a comunidade em geral, no âmbito da Terceira Missão da Universidade do Porto
O “Geometria nas Faculdades de Belas Artes e de Design Gráfico – Encontro Lusófono de Faculdades Parceiras” é um evento internacional em que os Participantes são desafiados à partilha de conhecimento sem necessidade de submissão prévia de resumos ou pagamento de inscrições.
· Filar os participantes no seguimento de um caminho que demonstre ser o pensamento racional, através da Geometria e do Desenho, de importância central para as Belas Artes e o Design Gráfico;
· Subscrever a presença da Geometria nos campos do conhecimento das Belas Artes e do Design Gráfico, como meio fundamental para entender e estruturar a forma e o espaço;
· Enfatizar a Geometria como o conhecimento através do qual o Desenho convoca e reúne Arte, Ciência e Técnica;
· Divulgar o papel da Geometria no pensamento e nas práticas das Belas Artes e do Design Gráfico;
· Promover investigação académica sobre Geometria, sob os contextos do Desenho e do Projeto;
· Contribuir para a construção de uma rede lusófona de colaboração e parceria para o ensino e a investigação em Geometria orientada para o Desenho.
MARGARIDA CALADO
Margarida Calado, natural de Lisboa, licenciada em História pela Universidade de Lisboa (1973) e doutorada em História da Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1996), foi docente no ensino liceal (1970-1973) e a partir do ano letivo de 1973-74 e até dezembro de 2017, altura em que se jubilou, percorreu as etapas da carreira docente de assistente eventual a professora associada, na área de Ciências da Arte, tendo lecionado disciplinas de História da Arte, História da Arquitetura, Iniciação à Estética, Teoria da Arte, Teoria e História do Desenho, nas diversas licenciaturas da Escola Superior e depois Faculdade de Belas Artes. Foi também docente dos Mestrados de Teoria da Arte, Educação Artística, Anatomia e Desenho, onde lecionou disciplinas de Metodologia do Trabalho Científico, Teorias da Arte, Teoria e História do Desenho e História do Ensino Artístico, disciplina que criou. Foi ainda coordenadora dos Mestrados de Educação Artística e Ensino das Artes Visuais e professora no Doutoramento em Educação Artística das Universidades do Porto e de Lisboa.É autora de diversos artigos, de comunicações a congressos e outros eventos científicos, tendo colaborado com diversas entradas no Dicionário da Arte Barroca em Portugal (1989), e sendo autora dos livros Azeitão (1ª ed., 1993; 2ª ed., 1994), O Convento de S. Francisco da Cidade, editado pela Faculdade de Belas Artes (1º ed., 2000; 2ª ed. Revista, 2018) e sendo co-autora do Dicionário de Termos de Arte e Arquitectura (2005) e de Artes Plásticas no Montijo. Passado e Presente (2015).
JOÃO PEDRO XAVIER
Arquiteto e Professor Associado com Agregação da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, na qual se licenciou em 1985, doutorou em Arquitetura em 2005 e obteve o título de agregado em 2017. Atualmente, é Diretor da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto.No início da sua carreira académica, lecionou Geometria na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.Trabalhou no gabinete de Álvaro Siza de 1986 a 1999. Paralelamente, estabeleceu-se como arquiteto por conta própria.João Pedro Xavier é membro dos grupos de investigação do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP – Arquitectura: Teoria, Projecto, História (ATPH) – e – Digital Fabrication Laboratory (DFL) – dedicando especial atenção à relação entre a arquitectura e a matemática, sendo a perspectiva o seu principal tema de investigação. É autor dos livros “Perspectiva, perspectiva acelerada e contraperspectiva” (FAUP Publicações, 1997) e “Sobre as origens da perspectiva em Portugal” (FAUP Publicações, 2006). Publicou diversos trabalhos e artigos sobre o tema, proferiu conferências e lições e realizou acções de formação de professores.É editor correspondente do “Nexus Network Journal” e membro do conselho executivo da “Resdomus”.
MADALENA GRIMALDI
Madalena Grimaldi é arquiteta, professora e Diretora da Escola de Belas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui mestrado em Arquitetura, doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ e pós-doutorado pelo Transtechnology Research Group, Plymouth University, Inglaterra. Desde 2006 atua como professora do Departamento de Técnicas de Representação Gráfica na Escola de Belas Artes na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atualmente ocupa o cargo de Professor Associado, desenvolvendo trabalhos na área de Linguagens Técnicas de Representação da Forma e Raciocínio Espacial, especificamente nos seguintes temas: Percepção Visual, Metodologias de Ensino, Interseções entre Arte e Matemática, Processo Criativo, Geometria Dinâmica e Computação Gráfica. É líder do grupo de pesquisa “Percepção Visual e Representação Projetiva” cadastrado no CNPq e atua também como avaliadora institucional e de cursos do Ministério da Educação.
Programa e mais infos: https://andaimaria.fba.up.pt
Comissão Organizadora
Vasco Cardoso
e o Departamento de Desenho da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Fernanda Xavier
e o Gabinete de Relações Internacionais da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Margarida Dias
e o i2ADS – Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
José Manuel da Fonseca Carvalho, Hugo Pinto, Olímpia Costa
e a Junta de Freguesia do Bonfim
Lúcia Almeida Matos
e o Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Patrícia Almeida
e o Serviço Técnico Interdeartamental – Vídeo
João Lima
e o Serviço Técnico Interdeartamental – Fotografia