Chamada de candidaturas – A GRÃO: RESIDÊNCIA ARTÍSTICA E DE INVESTIGAÇÃO

GRÃO – RESIDÊNCIA ARTÍSTICA E DE INVESTIGAÇÃO é um projeto criado em 2019 pela Associação Quinta das Relvas e que assume a forma de uma residência artística em Artes Visuais a decorrer na sede da entidade organizadora. A GRÃO tem como principal objetivo a criação de espaço de experimentação e investigação em Artes Visuais promovendo a descoberta de novas possibilidades em Arte num contexto de partilha de experiências, abordagens, problemáticas e linguagens, numa imersão intimista dirigida a jovens artistas em formação ou início de carreira.

Esta residência destaca-se pela incorporação na sua programação de visitas de artistas consagrados no panorama nacional para uma “artist talk” junto dos participantes, visita ao espaço de trabalho e acompanhamento (tutoria) dos trabalhos. Para esta 3ª edição iremos receber os artistas Pedro Tropa, Vasco Araújo, e Sara & André. 

 A programação da GRÃO inclui ainda: sessões de apresentação dos trabalhos; sessões de debate e reflexão sobre arte contemporânea no contexto cultural, social e político; visitas a museus, galerias e espaços culturais da região; outros workshops organizados por iniciativa dos residentes.

Após a residência são efetuadas duas exposições em espaços de entidades parceiras. Nesta 3ª edição, as exposições irão realizar-se nos seguintes locais:
Cineteatro Alba – Albergaria-a-Velha
Appleton Associação Cultural – Lisboa

Do trabalho realizado pelos artistas residentes, das sessões de debate, e da exposição final resultará uma publicação digital e um curto documentário que reunirá todos estes elementos e concluirá (de modo aberto) a investigação(tanto conjunta como individual) resultante desta residência artística.
O período de residência da 3º edição da GRÃO – RESIDÊNCIA ARTÍSTICA E DE INVESTIGAÇÃO irá decorrer entre 4 a 24 de Outubro de 2021. 
Os interessados deverão consultar o regulamento em www.quintadasrelvas.pt e submeter a sua candidatura até 25 de Agosto de 2021 para o email: grao.residencia@gmail.com

Data 25 de Agosto de 2021