4 EPRAE – Encounter on Practices of Research in Arts Education

ABERTA A CHAMADA DE TRABALHOS! aqui: http://eprae.nea.fba.up.pt/

O núcleo de Educação Artística do i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade e a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto organizam a 4ª edição do Encontro em Práticas de Investigação em Educação Artística (de 13 a 15 de Janeiro de 2016). O Encontro tem por objetivo criar um espaço alternativo de discussão de trabalhos de doutoramento em curso no campo da educação artística. Pretende-se abrir um questionamento em torno dos processos metodológicos e inscrições teóricas que enquadram os trabalhos de investigação dos diferentes estudantes que apresentam e participam no evento. Incentiva-se à construção de uma horizontalidade nas discussões propiciando diálogos entre estudantes, professores e investigadores convidados. Questionar as escolhas, as decisões e os argumentos construídos por cada estudante abre a possibilidade de pensar, também, os limites que a investigação enfrenta no presente.

Para a 4ª edição, o EPRAE deixa cair a figura dos comentadores convidados e experimenta, este ano, incluir no programa componentes de workshops e exposições assegurados por investigadores convidados. O papel dessas novas componentes é não só envolver o público em processos de investigação de outrem, mas também questionar in loco e em tempo real as articulações que os processos artísticos experimentam com as inscrições teóricas das várias investigações.

O Encontro realizar-se-á no Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Este espaço foi designado para propiciar de um modo mais visível a ponte entre as práticas artísticas e as de investigação, assumindo logo à partida as vantagens, mas também as questões que imediatamente podem ser levantadas, a partir desta deslocação de um espaço de seminário para um outro de exposição.

Todos os participantes, com e sem apresentação, deverão realizar o seu registo no site http://eprae.nea.fba.up.pt.

Custo de participação:
Participantes com comunicação: 20 euros
Participantes sem comunicação: 25 euros

(coffee breaks incluídos durante o EPRAE)