3º EIRPAC

3° Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias – EIRPAC

16 – 18 setembro 2019
FBAUP, Porto

As duas edições anteriores do Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias (EIRPAC), realizadas em 2015 e 2017, integrando a programação do MEXE_Encontro Internacional de Arte e Comunidade, juntaram 425 participantes (284 nacionais e 141 estrangeiros) nas dezenas de ações promovidas, afirmando-se como um espaço incontornável, a nível nacional e internacional, neste campo de produção científica.

Com base neste percurso e nas inquietações e interrogações do mundo atual, o desafio do III EIRPAC centra-se no tema A busca do Comum – contributos das práticas artísticas para outros futuros possíveis.

Considerando a complexidade deste campo de ação e a crescente importância que estas práticas têm vindo a adquirir nas criações artísticas contemporâneas, entendendo-se estas como indissociáveis das manifestações e experiências sociais e culturais das comunidades, torna-se essencial a criação de espaços de reflexão e partilha entre todos os seus intervenientes.

O III EIRPAC é fortemente inspirado nos movimentos sociais que emergem relativamente às transformações políticas que proliferam pelo mundo e a emergência de novos e renovados espaços de participação e criação artística. Em momentos de inquietude e desesperança, de que forma se implicam as práticas artísticas na projeção e construção coletiva de novas realidades e novos futuros? Neste sentido, o foco deste EIRPAC situa-se precisamente na análise e reflexão sobre as dimensões éticas, estéticas e política dos processos criativos.

O EIRPAC pretende refletir a diversidade destas práticas e como tal a sua organização deverá contemplar quer os espaços de reflexão académica mais sistematizada, assim como espaços de partilha de perspectivas e de boas práticas, num registo de maior informalidade e envolvendo as comunidades locais.

Objetivos

• Investigar práticas artísticas comunitárias no contexto nacional e internacional, identificando o papel social que desempenham, formas estéticas utilizadas e metodologias de criação desenvolvidas

• Promover o intercâmbio e parcerias entre investigadores e projetos artísticos comunitários nacionais e internacionais, fortalecendo um trabalho em rede

• Analisar os projetos de criação artística comunitária, de onde emergem contributos significativos de construção colaborativa e participativa

• Refletir sobre os processos de transformação pessoal, cultural e social através dos processos de criação artística comunitária

• Estimular a investigação académica e a criação de pensamento crítico em torno da pesquisa em/com/sobre projetos comunitários de cariz artístico

• Analisar questões relacionadas com a postura ética, estética e política na intervenção artística comunitária

• Estimular e sistematizar e produção de conhecimento nesta área específica.

Inscrições online aqui
+ infos: https://www.mexe.org.pt

Coorganização

Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora (CHAIA-UE)