PSIAX, N.º2 (SÉRIE II)

O projecto ‘Atlas & Vocabulário do Desenho’, do Núcleo de Investigação em Desenho (i2ADS), decidiu promover, em Março de 2012, um Encontro para apresentar e debater algumas questões que orientam o campo epistemológico da investigação em desenho. Os resultados deste encontro, organizado por José Maria Lopes, Paulo Luís de Almeida e Sílvia Simões, contribuíram, no essencial, para estruturar os conteúdos de mais uma edição da revista Psiax.

Em certa medida, os motivos que se associam ao propósito do projecto A&VD confirmaram a existência de distintas abordagens, bem como a disposição de diferentes argumentos a partir dos quais de articula, sintomaticamente, a controversa ambivalência interpretativa das imagens.

Para além da apresentação do projecto A&VD, as comunicações dos participantes tornaram evidente uma diversidade de problemas metodológicos e críticos. A dupla implicação entre mostrar e “demonstrar” pôs necessariamente em jogo uma disparidade de reflexões quer oriundas da experiência artística quer transversais a diferentes pressupostos teóricos. Entre o trabalho de mostrar imagens e os processos de conhecimento, as distintas comunicações procuraram não só relevar a existência singular das práticas do desenho como interrogar aspectos da cultura e da história do desenho.

Com esta edição procedeu-se a um alinhamento dos conteúdos das respectivas comunicações que coincide com uma ordem de trabalhos estabelecida aquando do Encontro.

Autor(es)

(Ed / Org)
Editora i2ADS | FBAUP; EAUM; FAUP
Ano 2013
ISBN / ISSN 1647-8045
Idioma Português, Castellano
Número 2