Psiax: Edição Especial

A PSIAX, numa edição especial, procura cumprir a sua missão de reflexão sobre o desenho e a imagem levando a termo a intenção de publicação de trabalhos relevantes associados ao evento Desenho na Universidade Hoje realizado em 2013. Quatro anos volvidos sente-se o esmorecimento do afã que na altura motivou a realização na Faculdade de Belas Artes do Porto e Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto de um encontro internacional sobre desenho, imagem e investigação organizado por Paulo Luís Almeida, Miguel Bandeira Duarte e José Manuel Teixeira. As circunstâncias que motivaram o encontro, além de uma conjuntura nacional e internacional dinâmica propiciadora para a apresentação de comunicações, refletiam os cursos de doutoramento nas Escolas de Belas Artes, o arranque dos centros de investigação em artes e o dinamismo imposto pela produção de dissertações de mestrado. O presente número enfatiza a necessidade de continuar o processo de reflexão, de desenhar, inquirir o ato, expressar, discutir, mostrar ou demonstrar, que não se esgotou durante o evento ou com a publicação eletrónica do livro das comunicações.

Os editores, em colaboração com a organização do evento, propõem neste número uma seleção de comunicações relevantes. Assume-se, tal como então, a necessidade de alcançar um público internacional apresentando-se os textos nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola. Os textos são apresentados segundo as temáticas dos painéis no programa do encontro, confirmando a pertinência das questões na sua apresentação: que existe uma iconografia do texto científico com uma imaginação muito própria; que o desenho participa largamente nas metodologias de investigação bem como na atividade projectual; que emergem idioletos do discurso gráfico; que o desenho estuda e é um caso de estudo constituindo um modelo educativo no contexto universitário.

Em lugar da breve apresentação dos textos inscritos, nomeamos a estimulante divisão programática com a intenção de despertar a perceção para a amplitude de tópicos enunciados com elevada clareza: Enhancing Education Through Drawing; Visual Imagery and Scientific Practice; Creativity, Cognition and Active Perception; Thinking Drawing in Research; Modes of Conception: Reports on Practice; e Acting Through Drawing. Reúnem, numa inevitável interação — citando o texto de abertura da edição eletrónica: a observação do desenho como instrumento metodológico, estratégico, capaz de produzir resultados alternativos, inusitados e inovadores; a análise da produção e uso de desenhos no contexto de trabalho de cariz científico; a relação entre processos científicos e de criatividade na promoção da descoberta e de novos paradigmas do conhecimento; a sua relação com os processos de interdisciplinaridade emergentes; a descrição da prática em estúdio, focando a relação da invenção com diversos processos do conhecimento; e a tensa relação entre o desenho e as práticas performativas, na qual o desenho é registo, instrumento e instrução.

PSIAX – Estudos e Reflexões sobre Desenho e Imagem
Edição Especial: Desenho na Universidade Hoje

Editores:
Mario Bismarck, Vitor Silva, Miguel Duarte

Co-editores:
José Maria Lopes, José Manuel Barbosa, Paulo Luís Almeida

Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto
Escola de Arquitetura da Universidade do Minho
i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade
Lab2PT – Laboratório de Paisagens Património e Território

Editora i2ADS / Lab2PT
Local Porto
Ano 2017
ISBN / ISSN 1647-8045
Idioma PT, Eng