Produção e Aplicação de Decalques em Vidro

Neste manual apresenta-se um conjunto de pesquisas dirigida à sistematização tecnológica realizada em torno do uso do decalque, e sua aplicação a trabalhos que especulam a relação entre imagem impressa e o vidro. Nos trabalhos de estudantes em Belas Artes com formação em pintura, escultura, multimédia, verifica-se o entendimento dos meios artísticos, a ênfase conferida ao trabalho colaborativo necessário para responder à vontade de inovar e criar. Também, o modo como um programa de pesquisa baseado em problemas concretos permite alterar os contextos de uma prática artística desenvolvida em espaço académico.

O manual, procura sublinhar o papel fundamental da investigação nos percursos formativos e apresenta textos e obras que contribuem para mostrar como os limites tecnológicos fazem parte da prática artística, e se submetem a uma constante reactualização artística. Desenvolvido para demonstrar resultados e estimular a experimentação, concilia uma breve abordagem histórica ao uso do decalque, e aponta para um conjunto de soluções desenvolvidas onde é possível avaliar as vantagens e desvantagens dos métodos de integração de imagem apresentados como um empreendimento criativo.

Este volume começa por apresentar, como arrancou este tópico de reconstrução tecnológica, proposto a partir de Pure Print. Da documentação de workshop com a artista Malgorzata Warlikowska, à revisão e ensaio sobre várias de técnicas de produção manual de papéis de decalque baseadas nas fórmulas originais aplicadas ao papel de transporte da litografia, avança-se para a aplicação prática a vários princípios de integração imagética em técnicas do vidro conduzidos a partir da FBAUP e VICARTE. Ao longo do manual sublinha-se como uma técnica baseada num papel preparado se mostra tão versátil ao permitir uso em contextos tecnológicos manuais ou mecanizados, ao se combinar com técnicas de reprodução mecânica digitais baseadas no uso de impressora doméstica, e afinal permitir tanto a aplicação a formas bidimensionais como tridimensionais. As aplicações mostram a articulação entre a tradição

de onde este decalque surgiu, e a sua combinação com a utilização de técnicas de modelação de vidro, nomeadamente, kilncasting (casting e pâte-de-verre), sandcasting. sopro, maçarico e as possibilidades infinitas com a transferência de imagem a partir de decalques serigráficos, calcográficos e flexográficos.

Autor(es)

Ana Margarida Rocha
Editora i2ADS - Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade
Ano 2020
ISBN / ISSN 978-989-9049-00-0
PDF