Kraft # 1

Kraft é um projecto de acção e investigação sobre os livros de artista e a publicação de autor em geral. A equipa de trabalho é constituída por Dário Cannatà, Diana Carvalho, Felícia Teixeira, João Brojo e Miguel Leal.

O projecto Kraft é composto por um arquivo físico, por um arquivo online, uma publicação e pela organização de conversas, encontros e workshops relacionados com o tema.
No arquivo on-line do projecto está disponível informação sobre publicações, autores, editoras, pontos de venda, projectos relacionados e locais de produção.

A parte física do projecto é constituída por um arquivo e por uma publicação, que tem agora o seu primeiro número e que terá periodicidade irregular.

Esta publicação — Kraft #1 — aparece como continuação do primeiro encontro Kraft “Morri. E agora?”, que ocorreu em Maio e Junho de 2014 na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, e se debruçou sobre a ideia de arquivo, de autor e do livro como prática artística. Entre seminários, workshops e outras apresentações de trabalho, participaram nesse encontro André Sousa, António Preto, Bolos Quentes, Fernando Brito, Inc – Livros e edições de autor, Isabel Carvalho, Joana & Mariana, Miguel Leal, Oficina Arara, Paulo Mendes, Tipo.pt, Samuel Silva, Susana Lourenço Marques, Paula Pinto, Pedro Centeno, Sónia Oliveira, Guy Schraenen, Dário Cannatà e Fernando Sebastião.

A Kraft #1 é editada pela equipa do projecto e reúne textos de Clive Phillpot, Johanna Drucker, José Maçãs de Carvalho, Miguel Leal, e Tipo.pt (Isabel Baraona e Catarina Figueiredo Cardoso). Outros números se seguirão.

O projecto Kraft está inserido nas actividades do Núcleo de Arte e Intermedia do i2ADS, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Editora i2ADS/FBAUP
Local Porto