Mono #1

O título MONO adquire importância no âmbito  de uma publicação que quer reflectir a contemporaneidade das artes visuais, antes de mais,  pela sua intrínseca ligação ao processo de produção – mono é o volume/protótipo que é realizado pelas tipografias para que o cliente verifique o trabalho final. E, também, porque ao corporizar a noção de uno como prefixo permite a edição de números temáticos em torno da abordagem que pretendemos ampla e múltipla. A opção por esta estratégia não é inocente. Preferimos, à  pluralidade superficial das revistas, a unicidade  aprofundada de números temáticos que, no seu  todo, abranjam a multiplicidade desejada. Assim, propomos para este número inicial a ideia de MONOdisperso como tema aglutinante, e também como operação prospectiva dos territórios a  visitar nos próximos números.

Outra escolha para este primeiro número foi a de recorrer apenas a convidados exteriores à FBAUP, mapeando assim a intensa rede de relações da instituição, ainda que parcialmente, e sublinhando desde já a vocação internacional do projecto e a importância dos fluxos que se fazem de dentro para fora – mas sobretudo de fora para dentro – para a produção de conhecimento.

Todos os números terão editores convidados e uma política editorial de dupla condição: por  um lado, existirão os textos de convidados, nacionais e estrangeiros; pelo outro, a hipótese de publicação de textos submetidos por quem considerar importante a sua colaboração numa publicação deste tipo. Esta última é, contudo, filtrada por um necessário processo de arbitragem que queremos rigoroso mas aberto.

A periodicidade semestral possibilita o  aprofundamento que desejamos – não é  possível comprimir mais o tempo – e mantém  uma relação de visibilidade que nos parece ser desejável, isto é, dois números anuais de preferência coincidentes com o início e meio do ano.  Contudo, estamos conscientes da necessidade quase obsessiva, no nosso tempo, de operar  outras formas de visibilidade e outros modos de  relacionamento com o público, por isso estaremos na internet através do site da MONO onde se encontrarão todas as informações sobre  cada um dos números, os resumos dos textos, bem como alguns artigos em versão integral e disponíveis para download.

https://i2ads.up.pt/mono/

Autor(es)

(Ed / Org)
Editora i2ADS | FBAUP
Local Porto
Ano 2007
ISBN / ISSN 1646-7388
Idioma Português, English
Número 1