artistic research does #2 – Janneke Wesseling

A publicação do número um do Artistic Research Does deixou-nos babados de felicidade. Os comentários e as observações certeiras oferecidas por Annette Arlander foram o início portentoso para pôr em marcha o nosso querido projeto. Com a chegada de uma nova estação académica Artistic Research Does tem o orgulho de apresentar uma contribuição muito especial para o debate sobre Investigação em Arte: a palestra inaugural realizada por Janneke Wesseling (na qualidade de Professora da cadeira recentemente criada de Prática e Teoria de Investigação em Artes Visuais na Faculty of Humanities da University of Leiden, na Academy of Creative and Performing Arts). A palestra é tão recente quanto Setembro de 2016. Começando com uma tautológica “investigação em arte é investigação levada a cabo por artistas”, este # 2 define uma condição fundamental para a compreensão académica da investigação em arte, ao mesmo tempo que, de alguma forma dá o tom ao texto que se desenrola. Janneke Wesseling empreendeu uma passagem através de algumas das evidências e dos lugares-comuns que ultimamente têm condicionado e caracterizado a investigação em arte, passando por “metodologia”, “ontologia” e “conhecimento”, justamente para oferecer uma visão mais elaborada que enfatiza a dimensão reflexiva que esta prática destes artistas deve comportar. A noção complexa de “experiência” atravessa a compreensão de Wesseling e propõe uma base para pensar sobre o entrelaçamento fundamental da teoria e da prática, da obra de arte e da linguagem, que a investigação tem de definitivamente enfrentar para seu próprio interesse. Desde que Janneke Wesseling nos visitou na Faculdade de Belas Artes do Porto, há dois anos, que temos estado em contacto e a seguir atentamente o programa PhDArts pelo qual Wesseling é responsável. O PhDArts (baseado na sua maior parte na KABK – Royal Academy of Art / The Hague) é, sem dúvida, um dos principais grupos de investigação em arte na Europa hoje. Por tudo isso, é com grande alegria e gratidão que temos Janneke Wesseling connosco novamente.

(Ed / Org)
Editora i2ADS | FBAUP